Começo hoje a jornada blogueira de relatar minhas opniões, dúvidas, divagações e qualquer outra pérola que surja no caminho da disciplina Didática e Praxis pedagógica 2.
Sim sim, faço Letras, mas como é uma licenciatura, tenho que pegar disciplinas na área de Educação, para poder ser um profissional completo. Ou apenas para preencher o currículo. Que seja.
Antes de tudo, vou fazer aqui o que tentei desde que vi pela primeira vez o nome da supracitada disciplina oferecida pela FacEd: entender seu significado.
DIDÁTICA E PRAXIS PEDAGÓGICA 2.
Como diz uma professora minha, vamos fazer igual ao Jack the Ripper (Jack o estripador): vamos por partes!! Tentaremos entender o significado de cada termo para então compreender o seu todo. Será que funciona?? Como disse,TENTAREMOS.
Well, didática é a técnica de ensinar, como apresenta prontamente a sempre solicitada Wikipédia (clique ao lado para ler na página o artigo sobre o assunto).
Apelando pro Latim, "Dura lex, sed lex". Termo que significa "A lei é dura,porém é a lei". Não estou louca por falar em latim assim subitamente, mas a frase dos antigos romanos me fez lembrar o significado do termo "praxis". Como os mais chegados sabem, eu morei em Coimbra e estudei na sua octogentésima Universidade. Lá existe entre os estudantes um sistema de hierarquia entre calouro/veterano que permite que qualquer aluno veterano, em qualquer período do ano académico antes da "Queima das Fitas" possa aplicar "trotes" ao aluno novato (alguns desses trotes de nem tanto bom gosto). Tal comportamento faz parte da tradição conhecida como praxe (clique para ler mais sobre o assunto), mas esse termo que define toda a concepção de tradições académicas é comumente confundido com o ato de trotear o outro, e a citação do período clássico é parafraseada para "Dura praxis,sed praxis". Ou seja, "A praxe é dura, mas é a praxe!". Plim! Compreendi o termo Praxis. Desculpe o devaneio, mas era necessário.
Por fim, mas não enfim, "Pedagógica".
Como
E como se não bastasse estudar as técnicas de ensino e as maneiras normativas de como isso é feito, ainda colocam um DOIS depois de tudo. Ou seja, fizemos isso anteriormente (ou supõe-se que sim) e agora estamos continuando.
Nada mais justo, já que só pelo nome, a disciplina se propõe como algo extremamente necessário de reflexão para futuros profissionais de ensino. Que é o que eu pretendo ser. Ou já me imagino ser, pelo fato de que já atuo na área.
Enfim, a partir de agora, é disso que o presente blog e sua monitora (no caso, a também editora, produtora, administradora e escritora: eu) tratará: EDUCAÇÃO.
Lamentavelmente, no futebol o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos ficaram
Portanto, assunto nós temos para discutir. Vontade de mudar, também. Vamos aos poucos construindo nossos pensamentos e opniões e tentar efetivá-los na prática de sala de aula para que um dia possamos nos orgulhar do sistema educacional do país mais do que da nossa Seleção de Futebol.
E fiquem atentos às cenas do próximo capítulo...
Write to you soon...
Sábias palavras, Gabi!
ResponderExcluirAdorei!
"todos juntos pela educação"
Apanhado lega esse, rs rs.
ResponderExcluirBem, se o dinheiro que roda pelo futebol rodasse para a educação, já seria um "golzão' pra educação!
rs rs
Um abraço;
Fabrício