Oi!
No dia 16 de Setembro fizemos a primeira visita na escola pública escolhida pelo grupo para acompanharmos neste semestre...Eu e mais 9 colegas fomos pela manhã no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, no bairro do Canela, em Salvador.
A profª recomendou que avaliássemos o espaço físico, bem como as condições de ensino e que tentássemos dar uma olhada no PPP (Projeto Político Pedagógico) de lá.
Para começar, demos uma olhada nas estruturas da escola. Nos primeiro andares, como já esperado, a maioria da escola precisa de grande reparação, bem como de um maior gerenciamento. As quadras estão em um estado de abandono, o telhado do lado de fora está condenado a cair. O que aparentemente é bem cuidado por lá é a biblioteca, que apresenta um bom acervo e uma certa conservação dos livros.
No andar superior, visitamos uma espécie de "segunda escola". É o andar dedicado as aulas de música e expressão corporal. Com salas especializadas para o ensino teórico e prático da música, bem como instrumentos adequados para tal e um estímulo muito forte para os alunos integrantes desta atividade extracurricular. Fiquei surpresa ao ver o trabalho nesta área,muito bem feito e estimulador para os alunos.
Em relação ao PPP, conseguimos uma cópia e verificamos que há sim um esforço da direção e da coordenação em fazer com que os professores o sigam, porém o sucateamento do ensino e a falta de interesse dos alunos são fatores negativos que acabam, de certa forma,atrapalhando o bom andamento e as boas intenções dos profesores.
Bem, por fim cheguei a conclusão de que não basta apenas boa intenção e disposição para projetos serem realizados; é preciso um apoio técnico, uma estrutura favorável e principalmente um envolvimento de ambas as partes: corpo docente e corpo discente. Não depende apenas de professores bem preparados para mudar o rumo da educação, mas também de alunos motivados a participarem do que for proposto.
Mas temos que continuar tentando!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário